Dados Institucionais

1.1 Dados Institucionais

Razão Social: Associação Amor Pra Down
Endereço: rua 1950, nº 1346, centro, Balneário Camboriú (SC). CEP: 88.330.476.CNPJ sob o número .04.132.172/0001-70
Banco: Banco do Brasil, agência 0305-0, conta corrente nº 10.098-6

A Associação Amor Pra Down – AAPD é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, composta por pais, profissionais e amigos de pessoas com Síndrome de Down (SD). Iniciou suas atividades, informalmente, no ano de 1999. Neste período de informalidade os pais reuniam-se para trocar experiências, unir outros pais à causa. Assim funcionou durante o período de um ano com participação de 19 associados.
No ano de 2000, no dia 21 de março, a associação iniciou formalmente suas atividades definindo seu estatuto e elegendo a primeira diretoria. Nos primeiros anos funcionou sem sede própria. Os associados reuniam-se em suas residências e salas cedidas pelo município. Nessas reuniões aos associados convidavam profissionais para explicar o que é a síndrome, quais os aspectos fisiológicos e comportamentais das crianças, apoiar-se mutuamente trocando suas experiências, angústias, alegrias, participação em congressos e seminários Este primeiro momento também teve a finalidade de dar sustentação financeira por meio de jantares, rifas e doações. Esse período durou até o ano de 2007.

Em janeiro de 2008 a associação aluga uma sala de 20m² e passa a ter estrutura física própria com um funcionário, realizando atendimentos de fonoaudiologia e educação especial.

Em outubro de 2008, com o objetivo de atender as crianças que estavam em lista de espera e iniciar outros projetos, muda o endereço para um espaço maior (63m²). Neste novo espaço foi possível contratar mais profissionais – fisioterapeuta, psicóloga, psicopedagoga e assistente social por meio de recursos oriundos do sistema único de saúde. O número de atendimentos passou de 128/mês para 248/mês, contando com 50 associados.

Em janeiro de 2010 inicia os atendimentos em nova sede, alugada, com o objetivo de ampliar os atendimentos e iniciar novos projetos, agora com 200 m² de área física e mais um terreno, sem construções, de 150 m².

1.2 Diretrizes Institucionais

A diretoria da AAPD, representando os associados, definiu a linha de conduta que rege a administração da associação. Essas definições são levadas em consideração em todas as decisões. São elas:

1.2.1 Visão

A visão representa o sonho maior de todos os associados. É a forma de como ela quer ser reconhecida por seu público alvo. Na AAPD a visão foi definida como:

“Ser reconhecida como um referencial de apoio ao DOWN na sociedade, em todos os segmentos - institucional, educacional, social, familiar, pessoal, emocional. Um espaço de acolhimento, troca de experiências e agregação.”

1.2.2 Missão

A Missão representa a razão de ser da associação, a sua utilidade. Na AAPD a missão foi definida como:

“Promover a assistência, integração e desenvolvimento dentro dos aspectos afetivo, social e cognitivo das pessoas com síndrome de Down e suporte a suas famílias, oferecendo atendimento especializado, criando ações para a sua independência, autonomia e inclusão na sociedade, em todas as etapas de suas vidas.”

1.2.3 Valores

Os valores representam os comportamentos que os colaboradores da associação deverão ter para alcançar a Missão e a Visão proposta. Para alcançar grandes resultados, uma organização precisa de pessoas que cumpram suas tarefas de maneira condizente com os valores que ela adota. Na AAPD os valores definidos foram:

TRABALHO EM EQUIPE
 Trabalhamos em cooperação
 Somos voluntários
SOLIDARIEDADE
 Somos comprometidos uns com os outros;
 Dividimos nossas responsabilidades;
 Confortamos, consolamos e oferecemos ajuda
SENSIBILIDADE
 Trabalhamos com emoção, sentimento e simpatia pela nossa causa;
 Reagimos imediatamente aos nossos problemas e desafios.
PERSISTÊNCIA
 Continuamos presentes em nossa causa apesar de todas as dificuldades
 Somos perseverantes e insistentes
 Não desistimos frente as nossas dificuldades
GARRA
 Temos força de vontade e disposição para alcançar nossos objetivos
 Somos determinados
ENTUSIASMO
 Somos dedicados
 Temos paixão pelo que fazemos
 Trabalhamos com alegria
COMUNICAÇÃO
 Promovemos a conversação entre os diversos atores envolvidos
 Esclarecemos e informamos a comunidade e os associados sobre a evolução dos estudos sobre a síndrome de Down

2 COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA
A diretoria é formada por pais das crianças associadas. Na última eleição a diretoria ficou com a seguinte composição:
Presidente: Marcos Antonio Costa
Vice-presidente: Carlos Alberto Hanel Antoniazzi
Secretária: Ana Maria Vargas da Cunha Amorin e Lindomar Bleichovel
1º Tesoureiro: Andréia Pinho Neves
2º Tesoureiro:Clayton Silval Silva
Conselho Fiscal:
Luiz Antonio Kappel
Marileisa J. Kappel
Claudino Tito Amorim

3 PÚBLICO - ALVO


O público-alvo são os associados da Amor pra Down (famílias e crianças). Cinqueta e três crianças entre 0 e 36 anos de idade. A maioria são pessoas em vulnerabilidade e risco dos municípios de Balneário Camboriu, Camboriú, Itapema, Itajaí, e atualmente estamos atendendo 37 associados.