ATENDIMENTOS CLÍNICOS

ATENDIMENTOS CLÍNICOS

Atualmente prestamos atendimentos nas seguintes áreas:

Psicologia Clínica: (1 profissional)
Atende as crianças e seus familiares. A psicoterapia tem uma metodologia própria que busca favorecer a compreensão e o crescimento do ser humano, estimulando a espontaneidade e criatividade, mobilizando o corpo para o agir e sentir a realidade, reconhecendo o processo de inter-relacionamento, os vínculos e seu convívio na sociedade.

Fonoaudiologia: (2 profissionais)
Orienta-se sobre a amamentação; uso adequado de diferentes tipos de utensílios (bicos de mamadeiras, colheres, copos);
- Trabalho com as funções orais (mastigação, deglutição, sucção, respiração);
- Encaminhamentos a outras especialidades, quando necessário.
Para o trabalho de desenvolvimento de fala e linguagem são utilizados:
- Construção com a família do conceito da importância do vínculo afetivo para um bom desenvolvimento de fala e linguagem;
- Estímulo a toda forma de comunicação (uso de gestos, uso de expressões faciais e corporais, vocalizações, balbucio, onomatopéias,
palavras, frases, etc.);
- Promover o desenvolvimento do jogo simbólico por meio do brincar;
- Estímulo às habilidades auditivas.
É importante salientar que de acordo com a faixa etária são enfocados aspectos relevantes para cada caso.
Associado a este trabalho descrito, a família e todo o contexto social em que a criança está inserida, tem um papel fundamental em seu desenvolvimento. A linguagem está presente desde o momento em que a criança nasce e tem seu desenvolvimento em todas as relações estabelecidas.
Fisioterapia: ( 1 profissional)
Tem como objetivo buscar, através de exercícios terapêuticos, uma melhora físico-funcional dos pacientes permitindo que tenham um desenvolvimento neuropsicomotor dentro da normalidade.

Médico Neurologista: ( 1 profissional)

Objetivo
Prescrição quando necessária, acompanhamento, encaminhamento para outras especialidades.

Assistente Social: ( 1 profissional)

Objetivo
Orientar as famílias, quanto a utilização dos recursos comunitários. Fazer levantamento dos recursos disponíveis na comunidade para possível utilização nos encaminhamentos. Promover reuniões familiares e de grupo de adolescentes. Organizar e manter atualizado o fichário do serviço social. Apresentar relatório das atividades do serviço social quando solicitado, atendimentos individuas e em grupo, visitas domiciliares

Psicopedagoga: ( 1 profissional)

A proposta pedagógica da Associação Amor Pra Down é um projeto que pressupõe uma ruptura com a rotina de exclusão e um compromisso com a inclusão da pessoa com Síndrome de Down.
Hoje temos como proposta posicionar nosso atendimento aos educandos com SD preferencialmente, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação bem como atendimento educacional especializado.

A educação tem, portanto, um grande desafio: garantir o acesso aos conteúdos básicos que a escolarização deve proporcionar a todos os indivíduos, inclusive para pessoas com Síndrome de Down.

Ao longo de nossa trajetória, a Associação Amor Pra Down, verificou a necessidade de organizar - se dando respostas às possibilidades educacionais de todos os educandos.

A inclusão de educandos que apresentam SD não consiste apenas na permanência física desses junto aos demais, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial de cada um, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.

O respeito e a valorização da diversidade dos educandos exigem que a escola e o educador definam suas responsabilidades no estabelecimento de relações que possibilitem a criação de espaços inclusivos e procurem superar limites e vencer obstáculos.A Associação Amor Pra Down acredita que, para ser feliz, uma pessoa com SD precisa, acima de tudo, de autonomia. Ser autônomo significa falar bem para poder se comunicar, perguntar, responder. Significa saber ler e escrever, ter bom comportamento social, aprender um oficio.

Significa saber cuidar de si, da casa, saber orientar-se nas ruas. Ou seja, um ser humano completo, capaz de se virar sozinho.
O importante é ter este objetivo desde que a criança é pequena e ir preparando-a, dando – lhe os instrumentos para que se torne independente. E o primeiro passo é acreditar que a autonomia é possível e necessária, principalmente para a auto – estima da criança.