sexta-feira, 20 de maio de 2011

INFORMATIVO - PROJETO CAMINHOS DA INCLUSÃO ESCOLAR

PROJETO APOIADO PELO


Olá pais e amigos da Associação Amor pra Down, gostaríamos de informar-lhes as novidades do Projeto Caminhos da Inclusão Escolar para Pessoas com Síndrome de Down. Este projeto foi desenvolvido a partir da solicitação dos pais de associados em reunião no ano de 2009. Elaborado pelo psicólogo e consultor de projetos sociais Maikon Dias, seu atual coordenador, trabalha para proporcionar suporte e capacitação aos educadores da rede regular de ensino em questões relacionadas à educação inclusiva de pessoas com Síndrome de Down.

Primeiramente proporcionamos aos pais/cuidadores um espaço de acolhimento para as necessidades identificadas por eles a serem trabalhadas nas escolas. Mantemos as visitas escolares, em que realizamos orientações técnicas a professores e outros profissionais do ensino regular, completando neste mês 100 atendimentos a este público!

Demos início ao grupo com os associados adultos sobre Projeto de Vida. Os encontros acontecem quinzenalmente às terças-feiras. Neles discutimos e realizamos atividades sobre assuntos importantes para a vida de toda pessoa, como: identidade, cultura, saúde e sexualidade, meio ambiente, cidadania e mundo do trabalho.

No início de maio finalizamos a tabulação de 121 questionários respondidos pelos educadores das redes municipais de ensino regular de Balneário Camboriú e Camboriú, com o objetivo de detectar detalhadamente as demandas de formação destes profissionais. Os resultados trouxeram indicativos dos temas necessários a serem abordados na capacitação “Educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down”, que será realizada para todos os educadores envolvidos com o público da Associação. Nestas cidades, elas acontecerão entre os meses de junho a agosto de 2011, com público mínimo previsto de 120 educadores, número 50% maior do que o previsto anteriormente no projeto.

Os encontros de capacitação serão estendidos também aos educadores dos municípios de Itajaí e Itapema, cidades em que também temos associados inclusos. Com estas providências esperamos dar um salto qualitativo na educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down, atuando em prol do futuro deste segmento.

No quadro abaixo você encontrará mais detalhes sobre a atuação do projeto Caminhos da Inclusão Escolar para Pessoas com Síndrome de Down.

Áreas de atuação (o que o projeto faz)

· Proporcionar suporte aos alunos, pais e educadores em processos individuais e grupais, com foco na melhoria do processo de inclusão escolar de educandos com SD.

· Capacitar educadores para a educação inclusiva de pessoas com SD.

· Trabalhar a socialização e a aprendizagem de temas complementares ao ensino regular como: identidade, ética, cidadania, dentre outros, entre alunos com SD, em horário de contra turno escolar.

· Proporcionar acesso a atendimentos clínicos para pessoas com SD, nas especialidades de fisioterapia, fonoaudióloga, psicologia e terapia ocupacional em parceria com a equipe terapêutica da Associação Amor pra Down.

Limites de atuação (o que o projeto não faz)

· Escolher pelos/responsáveis legais em qual escola o filho deve ser matriculado, embora sejam fornecidas informações sobre o necessário para um processo bem sucedido.

· Intervir diretamente na metodologia pedagógica de cada escola, embora forneça informações e sugira estratégias quando solicitado, sob autorização da escola em questão.

· Intervir em processos de avaliação, embora preste informações sobre como flexibilizar avaliações.

Estamos à disposição!

Associação Amor pra Down

MACARRONADA AMOR PRA DOWN

EQUIPE TÉCNICA DA ASSOCIAÇÃO - Nelma (pedagoga) Tarsiana (fonoaudióloga) Carina (TO) Biancha (psicóloga) Rosana (fonoaudióloga)


Junior Reginatto (diretor) Carlos e Clyton (conselho fiscal) Marcos Costa (presidente)



Maicon ((psicólogo ) com Bruna Terrassan



Natália Kappel com equipe da Gastronomia da UNIVALE





CONVITES A VENDA R$ 25,00












PONTO DE VENDA: SEDE AAPD / LOJA TOP MODEL (RUA 1.500) E ASSOCIADOS.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

GANHADORES AÇÃO ENTRE AMIGOS 06/05

Na última sexta - feira na sede da Associação AMOR PRA DOWN, ocorreu o sorteio da ação entre amigos, tendo os seguintes números sorteados :

Primeiro premio : Netbook

Numero sorteado : 017

Ganhadora : Gisele de Castro Lima

Vendido por : Luciane Klein

Segundo premio : Relógio de Pulso masculino

Numero sorteado : 159

Ganhador : Sr. Ilton (Lions Barra Sul)

Vendido por : Luciana ( Lion Barra Sul)

Ao que colaboraram nosso agradecimento e aos ganhadores parabéns .

Marcos A Costa